A verdadeira riqueza

O homem precisa aprender que tudo tem a medida certa, nem muito nem pouco, apenas o suficiente. Costumamos ostentar o que temos, mas escondemos quem verdadeiramente somos. O hábito de fingir ter muito enquanto na realidade temos pouco não é de hoje. É aquela velha história do homem que tem um carro último tipo, mas tem uma casa caindo aos pedaços. Estamos tão preocupados em acumular riquezas terrenas que nos esquecemos que na morte nada é levado.

Eu estou escrevendo isso porque aqui nos Estados Unido, pelo menos onde moro, em uma comunidade de classe média em Iowa, centro-oeste dos Estados Unidos. As pessoas  tem como dizemos no Brasil, “os pés no chão” e eu estava a pensar como é tão diferente da minha cidade natal, no interior de São Paulo. Onde inclusive os mais jovens parecem não estar preocupados com a qualidade de vida, mas com a ostentação.

Ostentar riquezas não nos direciona a nenhum lugar. Ficamos ricos materialmente enquanto no fundo estamos pobres em espírito. Passamos tanto tempo acumulando que perdemos nosso foco. Não nascemos nessa Terra para a materialidade. O apego aos bens só traz desgraças. Precisamos nos desvencilhar desse egoísmo tolo que só pensa em si.

Não significa que estamos proibidos de ter bens, apenas não os devemos ter pelos motivos errados. Muito pelo contrário, pois Deus nos que ver prosperar. Mas infelizmente muitas pessoas não pensam nem agem assim.

Por exemplo, meu vizinho tem um carro novo, eu quero ter um igual ou melhor. O que importa é o status. Não é assim que deveria ser. Devemos lembrar que nada aqui nos pertence, somos meros guardiões do que Deus nos dá.

Como diz o nosso querido Papa Francisco:

“A verdadeira riqueza não está nas coisas, mas no coração.”

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s